Cacau – contém epicatequinas, catequinas e procianidinas – substâncias com potente ação antioxidante e modulam a agregação plaquetária (protetor cardíaco).
Ácido Esteárico:
Cacau – é uma gordura saturada que reduz a absorção intestinal de colesterol e aumenta sua excreção. E mesmo sendo gordura saturada após ser absorvido não aumenta o colesterol sangüíneo por ser convertido em ácido oléico – gordura monoinsaturada; Cafeína: cacau – estimulante.
Teobromina:
Cacau – possui propriedades diuréticas e vasodilatadoras, sendo ainda um estimulante cardíaco.
Triptofano:
Cacau – aumenta a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.
Resumindo: as propriedades positivas do chocolate estão no cacau!
Sendo assim, quanto mais cacau melhor 😉
Tipos de Chocolates
Ao Leite
A massa de cacau é substituída em parte por leite em pó. Possui uma grande quantidade de açúcares e gorduras.
Branco
Contém manteiga de cacau, açúcar e leite, mas não leva massa de cacau. É o mais calórico dos chocolates e não contém cacau.
Amargo
Tem maior quantidade de massa e manteiga de cacau, pouco açúcar e não contém leite. É bastante rico em polifenóis e também o menos calórico, por isso, é o mais saudável entre os chocolates tradicionais.
70, 85 e 92%cacau
São os ricos em cacau!!!! Geralmente o açúcar usado é o mascavo ou orgânico. É muito rico em polifenóis e indicado como protetor cardiovascular. Alguns não contém leite e nem produtos de reino animal.
Sem Lactose
Feitos com Leite sem lactose ou sem leites. Ex: Lilóri; Cacau show; Kopenhagen. Nessa categoria entra os chocolates para vegetarinaos. Ex: Carobhouse.
Sem Açúcar
Feitos para diabéticos. Contém maior quantidade de gordura e com adição de adoçantes artificiais. Ex: Cacau show.
Chocolate Fit
Chocolates com substituições de ingredientes
Chocolate: Meio amargo e amargo
Gorduras: Geralmente óleo de coco
Açúcares: Açúcar de coco ou adoçante xilitol ou stévia ou sucralose
Recheios: pasta de amendoim, creme de avelã, creme com whey protein etc.
Qual comprar? São tantas opções! Lembre-se que o mais importante é a constância da dieta, então não veja a Páscoa como a vilã. Se você tiver alguma restrição: escolha os ovos com as restrições que você precisa. Se quiser evitar alum nutriente específico: têm opções também. O importante é não abusar! O ideal é se for consumir que seja com prazer 😉
Vanessa Lobato é graduada em Nutrição desde 2005 pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) e possui um sólido histórico de especializações que a tornam uma profissional de referência na área. Ela se especializou em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e possui cursos na área de nutrição funcional pela VP Funcional. Além disso, Vanessa é formada em Aromaterapia pela Escola Samia e possui especialização em Fitoterapia pela Santa Casa. Atualmente, está em processo de especialização em Nutrição Esportiva e Obesidade pela Universidade de São Paulo (USP) e em Neurociência pela UNIFESP. Sua paixão pela educação é evidenciada em sua atuação como professora convidada no SENAC e na FASM, onde compartilha seu conhecimento com novos profissionais da área. Vanessa é reconhecida por sua abordagem holística e personalizada, focando na saúde e bem-estar de seus clientes.