Rotulagem Nutricional

Marketing nutricional!

Diariamente, nos deparamos com propagandas de alimentos.
Nos rótulos dos alimentos têm várias informações que nos chama a atenção.
Informações como light, diet, zero, sugar free, 0% gordura, sem colesterol, sem gordura trans etc, presentes nas rotulagens influenciam na hora da decisão de compra.


Mas, o que tem por detrás dessas informações?

Primeiro vamos às definições de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA
DIET: isenção de açúcares;



LIGHT: redução do número de calorias que pode ser por redução na quantidade de açúcares e/ou gordura;



ZERO: = diet;


0% DE GORDURA TRANS: para a porção indicada há menos de 0% de gordura trans. Mas, ATENÇÃO: não quer dizer que NÃO CONTÉM, mas sim que para a porção não há quantidade suficiente que precise declarar no rótulo.


Exemplo: A ANVISA diz que a porção de biscoitos recheados é 30 gramas e isso equivale em média a duas unidades. Para facilitar a descrição dos valores indicados nos rótulos é aconselhado arredondar os valores abaixo a 0,5 gramas para ZERO – no caso das gorduras trans.

Então, se o alimento contém por porção 0,4g de gordura trans, na realidade ele não é 0% GORDURA TRANS, mas sim contém uma “baixa” quantidade desse tipo de gordura.

“Baixa” para a porção, porque se a pessoa consumir 10 unidades de biscoitos recheados que equivalem a 5 porções, no caso do exemplo acima, consumirá o limite de gordura trans por dia – 2 gramas.



Então, como saber o que REALMENTE você está consumindo?



Leia uma informação que fica escondidinha na Rotulagem: OS INGREDIENTES!


Bem, todo mundo já viu essa informação, mas achou muito complexa já que lá está descrito tuuudo o que contém no produto! Mas, vou descomplicar:


Uma coisa que é importante atentar-se é a ordem dos ingredientes, já que é obrigatório que essa informação esteja em ordem decrescente – do Ingrediente que tem mais para o que tem menos.



Isso explica, muitas vezes, a diferença de valores de um mesmo produto de marcas diferentes



Exemplificando:

SUCO PRONTO DE UVA 

Pensamos: qual ingrediente deverá conter em maior quantidade?

A resposta é o suco, então esse ingrediente deverá ser o primeiro da lista! Mas, isso pouco acontece. Veja a figura abaixo:


Apesar de ambos conterem o valor calórico e a quantidade de carboidratos semelhantes alguns são mais diluído (primeiro ingrediente ÁGUA ), outros muito doce (1º ingrediente AÇÚCAR ) e outros contendo o suco da fruta mesmo. Aquele suco que o 1º ingrediente é o AÇÚCAR, apesar de ter o valor calórico semelhante aos outros tem como fonte de carboidratos um nutriente que devemos reduzir o consumo.


CHOCOLATES

O ingrediente base do chocolate é o cacau, então o 1º a aparecer deverá ser ele, porém isso pouco acontece também, o que geralmente ocorre é a gordura aparecer primeiro, seguido do açúcar e lá em terceiro aparece a massa de cacau, isso quando no lugar da massa aparece a manteiga de cacau…


PÃES

Esse causa muita dúvida, já que nas prateleiras existe uma grande variedade.
Definição de Pão integral segundo a ANVISA: é o pão preparado, no mínimo, com 50% de farinha de trigo integral, sendo-lhe proibido o emprego de caramelo;
A nutricionista considera pão integral aquele que contém SOMENTE farinha integral na sua composição.
No mercado são poucos os pães que não contém farinha branca ou pelo menos que não seja o principal ingrediente.



Bem, a partir de hoje lembre-se na hora de escolher o melhor alimento pelas reais informações nutricionais e não pela chamada de marketing.

Att,
Van nutri

Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva