ABACATE: Propriedades Nutricionais dos Alimentos

O abacate foi excluído da alimentação de muitos brasileiros por ser considerado uma fruta rica em gordura. Embora isso não seja mentira, é importante destacar que o tipo de gordura presente no abacate é altamente benéfico para o nosso organismo. Por esse motivo, muitas pessoas optam por utilizá-lo como cosmético, em vez de alimento, mas estão perdendo os inúmeros benefícios que ele oferece.

O abacate, fruto do abacateiro (Persea americana), tem origem no México e na América do Sul, sendo atualmente muito popular no Brasil.

Nutrientes presentes no abacate:

  • Fitosteróis: Beta-sitosterol, Estigmasterol e Campesterol. São indicados para quem sofre de artrite reumatoide, pois ajudam a prevenir o excesso de Prostaglandinas E2 (PGE2), substâncias inflamatórias, além de auxiliarem na síntese de tecido conjuntivo.
  • Antioxidantes (Carotenóides): Luteína, Neoxantina, Crisantemaxantina, Zeaxantina, Beta-caroteno e Alfa-caroteno. Têm ação de proteção ocular, ajudando a manter a saúde dos olhos.
  • Antioxidantes (Não-carotenóides): Epicatequina, Epigalocatequina, Vitaminas C e E, Selênio, Zinco e Manganês. Potentes antioxidantes que contribuem para o rejuvenescimento da pele.
  • Ácidos Graxos Ômega 3 (alfa-linolênico): Auxiliam no controle dos níveis de colesterol LDL (colesterol ruim), estabilizam os níveis de glicose no sangue e ajudam a controlar a fome.

O abacate é a fruta com menor teor de água, o que lhe confere uma textura densa e cremosa. Essa característica torna o abacate ideal para diversas preparações salgadas, como o tradicional molho guacamole da culinária mexicana. No Brasil, é comumente consumido com leite, açúcar ou água, sendo amassado para fazer uma deliciosa vitamina ou sobremesa.

 

#bjodanutri #NutriVanessaLobato
Nutricionista Vanessa Lobato
Nutricionista Especializada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP
Nutricionista Especialista em Fitoterapia pela Santa Casa
Especializanda em Nutrição Esportiva e Obesidade pela USP
Pós-graduanda em Neurociências pela UNIFESP