Infusão de chá verde

O chá verde vem da planta camellia sinensis! E, dessa planta também vem o chá branco, o amarelo, o vermelho e até o preto, mas hoje vamos focar no mais conhecido e naquele que concentra mais ativos benéficos para o bom funcionamento do nosso corpo, o chá verde.

Esse chá contém uma alta concentração de epigalocatequinas que é um polifenol  que tem como principal ação ser antioxidante!

Como os antioxidantes nos protegem de ações nocivas do dia, então o chá verde pode nos ajudar a enfrentar os desafios do nosso dia a dia. Porque sempre há alguma coisa que pode prejudicar a nossa saúde, desde ficar exposto ao sol escaldante por horas até uma poluição do ar, e o com o consumo desse chá os efeitos negativos podem ser reduzidos.

Uma outra propriedade do chá verde, devido a presença de flavonóides que também é um potente antioxidante é de retardar o envelhecimento celular. Podendo, por exemplo, deixar a sua pele mais saudável com uma aparência  mais “jovem”.

O chá verde também é um imunomodulador! Atuando no sistema de defesa, fortalecendo o nosso corpo E POTENCIALIZANDO A resposta do nosso organismo determinados microrganismos, incluindo vírus, bactérias ENTRE OUTROS

Pela ação anti-inflamatoria do chá verde, quem pratica atividade física, pode se beneficiar com o seu consumo para reduzir aquela dor após o treino, e também por esta mesma propriedade pessoas com artrite pode se beneficiar com o consumo desse chá, já que o chá verde reduz a inflamação local retardando a perda da cartilagem e da matrix óssea.

O chá verde também atua na saúde cardio vascular. Atua na proteção do nosso coração.

Pela presença de taninos o chá verde forma uma capa protetora na mucosa do nosso intestino – reduzido a absorção de irritantes de mucosa e proporcionando uma melhor saúde intestinal.

E, ainda tem uma ação termogênica – ajuda queimar mais calorias! Porém, ele acaba sendo estimulante o que é bom para aqueles momentos que estamos mais cansados, porém devemos evitar o consumo após às 04 – 05h da tarde para não atrapalhar o sono

Para ter todos esses benefícios é só você preparar o seu chá e consumir uma vez por dia.

Para o preparo é importante comprar um chá de boa qualidade.

Ferva cerca de 200ml de água. Apague o fogo e adicione uma colher de chá do chá verde. Abafe por 3 minutos. Coe e consuma quente ou gelado.

Bjodanutri

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#NutriVanessaLobato
Nutricionista Vanessa Lobato
Nutricionista Especializada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP
Nutricionista Especialista em Fitoterapia pela Santa Casa
Professora – Tutora de Nutrição da FASM