Líquido durante as refeições, pode?


comer-em-excesso-diabetes
Não!

Vamos ver porquê beber durante a refeição é prejudicial:

  • O líquido dilui o suco gástrico do estômago, suco esse formado por ácido clorídrico, enzima digestiva – pepsinogênio/pepsina, muco gástrico e fator intrínseco.O ácido clorídrico tem a função de reduzir o pH do estômago para deixá-lo ácido, para que a enzima digestiva seja convertida de pepsinogênio (desativada) para pepsina (ativada). O muco serve para proteger o estômago da ação do ácido e da pepsina, e o fator intrínseco serve para formar um complexo com a vitamina B12 para que essa possa ser absorvida.
    • Quando bebemos muitos líquidos durante images (9)as refeições prejudica a digestão, pois dilui o suco gástrico. Essa diluição faz com que o pH aumente aí o corpo tem que aumentar o seu trabalho para produzir maaais ácido para o pH baixar e ativar o pepsinogênio e completar a digestão. A conseqüência disso é a indigestão que resulta numa indisposição/cansaço.

  • Além disso, o alto volume de líquido dilata o estômago. Um dos sinais para o cérebro entender que está saciado é o tamanho desse órgão. Se você costuma dilatar muito ele o cérebro entendi que fica saciado somente quando o estômago chega naquele alto volume.
    • No almoço e no jantar tudo bem, o volume de comida é alto, porém as outras refeições o volume é menor fazendo com que a pessoa sinta fome o dia inteiro e conseqüentemente come mais.


O excesso de líquido no estômago dificulta a digestão podendo levar a uma gastrite!!!!!!!!

  • Outro fator é a mastigação! Muitos substituem a mastigação pelo consumo do líquido. Grande erro!
    Durante a mastigação produzimos a saliva que ajudar o alimento escorregar pelo sistema digestório! A saliva tem secreção levemente alcalina que junto com água e sais de glicoproteínas (mucina) são LUBRIFICANTES e ainda possuem ação de anticorpos. Além disso, possui enzimas digestivas para a digestão de carboidratos – por isso o açúcar derrete na boca. Outra enzima presente na saliva é a lisozima que quebra a mureína – parte das paredes das bactérias. A água ou o suco não contêm essas substâncias, por isso não substitui a salivação que é ativada pela MASTIGAÇÃO!!!!!
Em alguns casos que as pessoas têm uma disfunção que não produz saliva, seja por estarem fazendo algum tratamento quimioterápico/radioterápico, ou devido ao uso de alguns medicamentos para tratamento de depressão, essas pessoas produzem pouca saliva assim é aconselhado consumir líquido durante a refeição para facilitar o processo de digestão. Têm alguns casos que é necessário, mas estão associados a alguma doença de deglutição ou aconsumo de algumas medicações que reduzem a salivação.

10146-9144-imagemE, lembrem-se:  no estômago NÃO têm dentes! Para absorver aquela carne é preciso transformá-la em pó, imagine a dificuldade do estomago e intestino para realizar esse proceso! Por isso é importantíssimo mastigar bem, pois além de produzir saliva que facilita o transporte dos alimentos da boca para o estomago, facilita o trabalho de digestão em todo o resto do tudo digestório.
Quantidade de líquido:

  • Uma baixa quantidade de líquido, em torno de 200 ml, não prejudica a digestão, mas vale ressaltar que é melhor consumir sucos naturais que ajudam na disponibilidade dos nutrientes da refeição, exemplo suco de acerola que contém vitamina C que ajuda na bio-disponibilidade do mineral ferro presente no feijão. Mas, NÃO use esse suco como coadjuvante da mastigação, hein.

Tempo de intervalo para consumir líquido entre as refeições almoço e jantar:

  • Não adianta tomar o líquido logo antes ou logo após!!!!!!!!!!! Muita gente diz: “eu não toma líquido enquanto como, tomo somente logo após ter acabado de comer”… dá na mesma! Pois, a comida ainda está no estômago.
  • O intervalo entre o consumo de líquido e a refeição deve ser: Antes +/- 30minutos, Após +/- 60 minutos!


Evite as bebidas alcoólicas ou gaseificadas!!!!!

Van nutri
#nutricionistaesportivavanessalobato