Imagem de fundo com o suplemento colágeno em pó, com um texto a frente: Colágeno, qual é o melhor colágeno para você? Você conhece todos os tipos de colágenos para tomar?

Você conhece todos os tipos de colágenos para tomar?

Você Conhece Todos os Tipos de Colágeno?

Você sabe quantos tipos de colágeno existem no mercado? Novos colágenos surgem constantemente, mas será que você conhece todos?

Colágeno é uma proteína que consumimos na forma de peptídeos (pequenos pedaços de proteínas). Esse nutriente está sempre em alta. A primeira vez que escrevi sobre ele foi em 2009 (Veja aqui), explicando o que era e como agia. Desde então, surgiram novidades e eu continuo atualizando meus leitores.

A indústria lançou novos tipos de colágeno além do conhecido hidrolisado. Já falei separadamente sobre colágeno hidrolisado, UCII e peptídeos de colágeno. Agora, criei um vídeo com todos eles juntos para facilitar o entendimento e ajudar na escolha do melhor colágeno para cada pessoa.

Basicamente, existem cinco tipos de colágeno no mercado:

Hidrolisado: é o colágeno já digerido (quebrado). Os aminoácidos são absorvidos e precisam de direcionamento para agir. A dose usual é de 10 gramas por dia.

Peptídeo Tipo I: Atua na pele, ajudando no rejuvenescimento. A dose de consumo é baixa, cerca de 2,4 g/dia, equivalente aos 10 gramas de colágeno hidrolisado, e é vendido com o selo Verisol.

Peptídeo Tipo II: Age nas articulações, auxiliando na reestruturação das articulações e ligamentos. A dose recomendada é em torno de 10 g/dia.

Peptídeo Body Balance: Tem atividade exclusiva nas fibras musculares. Colágeno é a base de todas as fibras musculares. O Body Balance auxilia no processo de hipertrofia muscular e proporciona mais firmeza à musculatura.

UC-II – Colágeno Não Desnaturado do Tipo II: Muitos acreditam que é o mesmo que o colágeno Tipo II, mas não é. Expliquei detalhadamente aqui que este ativo tem ação no intestino. Com processos inflamatórios no intestino, o corpo recebe sinais para parar a produção de colágeno. O UC-II gera uma sinalização de produção de colágeno no organismo. A dose usual é de 40 mg/dia.

Neste momento, você deve estar se perguntando: “Mas afinal, qual colágeno é o melhor para mim?” Para responder a essa pergunta, fiz um vídeo resumo com todos os tipos de colágeno disponíveis no mercado.

Você conhecia todos esses tipos de colágeno? Comente!

Veja o vídeo abaixo:

Video sobre os tipos de colágeno
 

#bjodanutri #NutriVanessaLobato
Nutricionista Vanessa Lobato
Nutricionista Especializada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP
Nutricionista Especialista em Fitoterapia pela Santa Casa
Especializanda em Nutrição Esportiva e Obesidade pela USP
Pós-graduanda em Neurociências pela UNIFESP