Suplementos alimentar

Whey Protein, como escolher o seu?

Os Três Tipos de Whey Protein

Whey protein, ou proteína do soro do leite, é um suplemento amplamente popular entre os esportistas. Muitas vezes, as pessoas confundem diferentes fontes de proteína, como as provenientes de carne e vegetais, com o whey protein. Com o aumento das dietas low carb e da prática esportiva, a busca por suplementos proteicos cresce, e o whey protein continua sendo uma das opções mais procuradas.

Já expliquei em outra postagem como essa proteína funciona. Agora, vou focar nos três tipos básicos de whey protein:

Whey Protein Concentrado:

O whey protein concentrado mantém carboidratos (lactose) e gorduras do leite em pequenas quantidades, com uma maior proporção de proteína íntegra. Algumas pessoas podem ter dificuldade em digerir esta classe de whey devido ao seu conteúdo de lactose.

Whey Protein Isolado:

O whey protein isolado é livre de carboidratos (lactose) e lipídeos, contendo apenas a proteína pura do soro do leite. É obtido através de processos como troca iônica e micro-filtração, mantendo frações importantes para o sistema imunológico e digestivo. É uma boa opção para quem tem dificuldade em digerir a lactose. Já os produzidos por ultrafiltração mantêm as frações menores que são importantes para o sistema imunológico e digestivo, além de otimizar a performance e retardar o envelhecimento, como glicomacropeptídeos, lactoferrina e fragmentos peptídicos.

Whey Protein Hidrolisado:

O whey protein hidrolisado passa por um processo de hidrólise, quebrando a proteína em aminoácidos livres, acelerando a absorção. No mercado, existem opções parcialmente hidrolisadas e 100% hidrolisadas, sendo a última livre de lactose e gordura, com cerca de 99% de proteína não desnaturada. É indicado para quem tem dificuldade em digerir tanto a lactose quanto as proteínas do leite.

Modos de hidrólise – quebras

  • Filtração, como o microfiltrado e ultrafiltrado por fluxo cruzado
  • Filtração por troca iônica
  • Nanofiltragem por osmose reversa.

Para ajudar a escolher o tipo de whey protein mais adequado, veja o infográfico e o vídeo disponíveis

#bjodanutri #NutriVanessaLobato
Nutricionista Vanessa Lobato
Nutricionista Especializada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP
Nutricionista Especialista em Fitoterapia pela Santa Casa
Especializanda em Nutrição Esportiva e Obesidade pela USP
Pós-graduanda em Neurociências pela UNIFESP