Intestino é o nosso segundo cérebro?

Intestino, é o nosso segundo cérebro, por que além dos seus 15 metros que digere, transporta e absorve nutrientes é considerado nosso segundo cérebro, por ter relação direta com a regulação do nosso humor.

Como? 

Cerca de 90% da síntese do serotonina (hormônio que age no cérebro responsável pelo humor) é realizada no intestino, e por isso o intestino acaba sendo considerado nosso segundo cérebro.

A serotonina é um neurotransmissor que desempenha um papel importante em muitas partes do organismo.

Neurotransmissores são definidos como mensageiros químicos que transportam, estimulam e equilibram os sinais entre os neurônios, ou células nervosas e outras células do corpo. Esses mensageiros químicos podem afetar uma ampla variedade de funções físicas e psicológicas, incluindo frequência cardíaca, sono, apetite, humor e medo.

serotonina desempenha um papel importante na regulação e modulação do humor, sono, ansiedade e apetite. Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina, geralmente referidos como ISRSs, são um tipo de medicação antidepressiva comumente prescrita para tratar depressão, ansiedade, transtorno do pânico e ataques de pânico. SSRIs trabalham para equilibrar os níveis de serotonina, bloqueando a recaptação de serotonina no cérebro, o que pode ajudar a melhorar o humor e reduzir sentimentos de ansiedade.

Daí vem a pergunta: será que um intestino saudável auxiliaria no tratamento, ou melhoria a prevenção? Há uma relação sim.

Preciso dizer que a alimentação deve ser saudável e balanceada para ajudar no bom funcionamento do intestino, que é considerado o nosso segundo cérebro?

Primeiro, devemos consumir vegetais folhosos, legumes, verduras, frutas e alimentos integrais, pois esses alimentos são fontes de fibras que alimentam os probióticos;

Os probióticos são encontrados em alimentos prontos, como leite fermentado, iogurtes e queijos. É importante variar o consumo desses produtos para variar os probióticos consumidos, já que cada produto adiciona uma cepa diferente;

Beber água, cerca de dois litros por dia;

Preferir não consumir alimentos que “maltratem” o seu intestino: frituras, corantes, conservantes etc.

Bem, por hoje é só!
Até mais,

assinatura van nutri