Alimentos anti-inflamatórios

Alimentos com ação anti-inflamatória são aqueles que previnem ou combatem o processo inflamatório no nosso organismo.

O processo inflamatório no nosso corpo é algo normal, pois faz parte da nossa defesa. Por exemplo, quando batemos uma parte do nosso corpo e aquele local incha, esse inchaço é uma resposta do nosso sistema de defesa, que gera uma inflamação local, para que esse se repare. Porém, quando essa inflamação está em desequilibro com o processo anti-inflamatório, essa inflamação pode acelerar o envelhecimento e até causar doenças como a artrite.

Assim como o nosso corpo que produz agentes que nos protegem contra ataques externos, o reino vegetal também cria vários mecanismos de proteção, alguns até mais complexos que os nossos já que os vegetais não consegue se deslocar, fugir do predador. Sendo assim, quando consumimos certos alimentos, nós nos beneficiamos com esses ativos e nutrientes para nos proteger e melhorar o nosso perfil anti-inflamatório.

Seguem 5 alimentos com ação anti-inflamatória, que aumentam a proteção tanto anti-inflamatória quanto anti-oxidante, melhorando o nosso sistema de defesa:

*Uva e o suco de uva integral*: resveratrol

*Açaí*: Antocianinas e flavonóides

*Tomate*: Licopeno

*Abacate*: Vitamina E e gorduras monoinsaturadas

*Salmão*: Ômega 3.

Aproveite também e adicione a sua dieta: cúrcuma, alecrim, alho, cebola, gengibre, azeite extravirgem e uma xícara de chá verde para completar esse combo de alimentos anti-inflamatórios.

Vale ressaltar que no final o que vai te ajudar é uma dieta saudável e equilibrada para a sua rotina, e não somente a adição de um ou outro alimento a sua dieta.

O equilíbrio e a constância são a chave para ter uma alimentação saudável e com menos inflamações.

Bjodanutri

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#NutriVanessaLobato
Nutricionista Vanessa Lobato
Nutricionista Especializada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP
Nutricionista Especialista em Fitoterapia pela Santa Casa
Professora – Tutora de Nutrição da FASM