Chá de hibisco

Quais os benefícios do chá de hibisco para o corpo?

 

Hibisco é popularmente conhecida como azedinha.

A planta é consumida na forma de refogados ou até mesmo para o preparo de saladas; já as flores que possuem uma cor bem marcante arroxeada  é usada para o preparo de chás.

 

O foco aqui é falar das flores de hibiscus, e para não confundir com outra planta o nome completo ou o nome científico é Hibiscus sabdariffa.

 

Então ,vamos para os benefícios: é uma planta que tem como principal ativo a antocianidinas que é um flavonoide q também encontrado nas uvas e em  outras frutas vermelhas como a amora, mirtilo, morango, açaí, e também nos legumes com uma cor mais arroxeada como a  cebola roxa, a batata roxa e a berinjela.

 

As antocianinas atuam na saúde vascular, já que fortalece os vasos sanguíneos  – reduzindo a formação de varizes e até de hemorroidas, além de proteger o seu coração.

 

E, uma outra atividade do hibisco é no sistema digestório!

Devido a presença de mucilagens o Hibiscus age protegendo a parede tanto do estomago quanto do intestino, aliviando de possíveis irritações, sendo útil em casos de constipação.

E, TAMBÉM pela presença de mucilagens as vias respiratórias se beneficiam com o consumo desse chá, melhorando aquele aspecto de secura nasal.

 

 

O hibisco também apresenta propriedades calmantes,  e também uma ação diurética, ajudando a reduz o inchaço.

 

ATENÇÃO!

 

 

Para as gestantes – UM ALERTA –  o consumo do  chá o hibisco pode causar complicações na gravidez,  então o melhor é não consumir nesse período.

 

Embora o hibiscus atuar como protetor cardíaco, não se pode abusar no consumo, pois por ter uma ação diurética, o chá de hibisco quando consumido em alto volume pode causar  perdas de sais minerais importantes para o nosso corpo! Além de poder causar queda excessiva da pressão arterial.

 

 

Apesar do hibiscos ter uma ação desintoxicante O USO prolongado e em doses elevadas na forma de cápsulas pode causar problemas ao fígado.

A atenção principal é quando consumido na forma de CÁPSULAS que contém o EXTRATO de hibiscus. Suplementos em cápsulas contêm uma forma concentrada da flor que quando consumido de forma errada pode gerar danos. Então, para consumir suplementos de hibiscus o ideal é falar com o seu nutricionista ou com o seu médico.

 

Mas, quando consumido na forma de chá você terá todos os benefícios citados!

Porém, para isso você precisa saber como preparar:

 

Para o preparo é importante comprar um chá de boa qualidade.

Ferva cerca de 200ml de água. Apague o fogo e adicione uma colher de sopa rasa das flores de hibiscus. Abafe por 5 minutos. Coe e consuma quente ou gelado. Uma vez por dia já é o suficiente para você se beneficiar.

#Bjodanutri

assinatura-van-nutri-300x208 Chá de hibisco
#NutriVanessaLobato
Nutricionista Vanessa Lobato
Nutricionista Especializada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP
Nutricionista Especialista em Fitoterapia pela Santa Casa
Professora – Tutora de Nutrição da FASM