Glucosamina

Treinos, treinos e mais treinos e de repente: Dor!

Não estou escrevendo sobre a dor muscular, que sabemos ser necessária, #NoPainNoGain, mas digo a Dor Articular! =/

A parte de fortalecimento correto, usos de anti-inflamatórios e tudo mais deixo com os professores de educação física, médicos e com os fisioterapeutas. Vamos falar de uma substância que pode ajudar nesse processo de recuperação e de prevenção!

Glucosamina é um carboidrato. 

E é um dos principais integrantes das cartilagens.
Especificamente, a glucosamina é um aminossacarídeo produzido pelo nosso organismo a partir da glicose.
Como não há fontes alimentares, então o jeito é suplementar.
Fontes para suplementos: os exoesqueletos de crustáceos! Para quem tem alergia de crustáceos fica um alerta!!!

MECANISMO DE AÇÃO

A glucosamina age no TGF-B1 (Fator de Transformação de Crescimento – β1) que é uma proteína que controla a proliferação, diferenciação celular e outras funções na maioria das células. Aumentando a produção de colágeno e glicosaminoglicanos, além de regular a produção da matrix celular, ajudando no reparo das cartilagens.

DOSAGEM
Usa-se em torno de 1500 mg/dia, fracionado, três vezes por dia.

APRESENTAÇÃO
Em pó, na forma de sachê efervescente, ou em cápsulas. Para quem tem sensibilidade gástrica é mais recomendando o uso do pó, devido ao elevado números de cápsulas para atingir o consumo.

QUANDO USAR
Para quem já está com diagnóstico de Artrite ou alguma inflamação articular.
Na conduta clínica, para quem treina intenso, acredito na importância para prevenção! Não precisando ser algo constante, mas esporádico ou contínuo e porém em menor quantidade.

OUTRAS AÇÕES
Glucosamina ajuda na firmeza da pele!!! *-*
O ácido hialurônico componente importante da pele, e muito usado em clínicas dermatológicas para tratar e dar mais vida a pele, é um glicosaminoglicanos!!!!!! Entãaaaao, como a glucosamina estimula os glicosaminoglicanos, estimula a produção de Ácido hialurônico o/. E de quebra ajuda na síntese de colágeno.

Ótima combinação para uma pele mais bonita clip_image003

DIABETES
Por ser um carboidrato foi muito cogitado a associação da Glucosamina com a resistência a insulina, mas essa associação foi descartada.

ASSOCIAÇÕES
Por muito tempo a glucosamina foi associada ao consumo de condroitina, porém essa combinação causava muito desconforto intestino devido aos gases formados a partir da condroitina. Como foi visto que a glucosamina isolada consegue dar conta do recado essa associação atualmente é pouco utilizada.
Muitos suplementos importados já vem com MSM (Metilsulfonilmetano) que é uma fonte de enxofre para o organismo e é importantíssimo para a formação de colágeno nas articulações.
E para as dores temos os anti-inflamatórios naturais: Gengibre, cúrcuma e açafrão.

Bem, sobre glucosamina é isso!
Logo mais eu volto!

VAN NUTRI

NUTRICIONISTA CLÍNICA ESPORTIVA VANESSA LOBATO

REDES SOCIAIS

 

NutricionistaEsportivaVanessaLobato

@NutricionistaEsportivaVanessaLobato

@nutrivanessalobato/