Muitos pacientes/clientes reclamam que tem o metabolismo lento e por isso o peso corporal aumentou. Será?
Bem, isso é verdade.
Mas, o que faz o metabolismo ficar lento? Não, não é o hipotireoidismo ou a “tireóide” como falam. Esse erro metabólico realmente causa vários transtornos, mas na grande maioria o problema não é esse.
***E vale ressaltar também que após acertar a medicação o metabolismo é corrigido e esse não fica mais lento, ok.***
Voltando: Cerca de 70% dos nossos gastos calóricos – energia – é devido a atividade M.U.S.C.U.L.A.R. Entãaaaaaaao, quem tem menos massa muscular, terá um metabolismo mais lento.
Homens naturalmente devido a ação hormonal – testosterona – tem mais massa muscular que a mulher, por esse motivo mesmo tendo o mesmo peso corporal possue um metabolismo mais rápido. E por isso pessoas que não treinam e acabam “perdendo” – reduzindo – o tecido muscular tendem a ter mais facilidade em aumentar o peso corporal.
Vamos estudar o que pode ajudar a aumentar o metabolismo!
Primeiro: O QUE É METABOLISMO?
É a taxa ( em kcal – representanto o gasto calórico ) que o corpo queima energia para se manter vivo nas 24hs por dia, treinando ou em repouso, acordado ou dormindo, todos os dias.
***Metabolismo Basal: gasto energético em repouso***
Agora sim! Vamos ver o que pode afetar negativamente o seu metabolismo:
- Tecido muscular: São FUNDAMENTAIS para o aumentar o metabolismo.
- Frequência das refeições: Quanto maior o intervalo entre as refeições mais lento deixará o seu maetabolismo. Se não damos energia para o corpo esse POUPA energia.
- Intensidade da atividade física: Quanto mais intenso maior o gasto, maior aumento do metabolismo.
- Tipos de alimentos: Alto consumo de açúcares simples, libera muito hormônio insulina, causa rebote na glicemia, causando queda no metabolismo.
- Hidratação: Mais de 70% das funções do corpo acontecem na presença de água. A falta de água faz com que o seu metabolismo fique lento.
- Genética: Algumas pessoas têm um metabolismo naturalmente mais acelerado do que outras. Você não pode mudar a genética, mas pode estimular a aceleração do seu metabolismo.
- Produção e função dos hormônios: Em alguns casos há distúrbio hormonal como o hipotireodismo. Mas na maioria das vezes a causa não é essa.
- Estresse: Faz com que o corpo libere cortisol, deixa o corpo em alerta e pronto para armazenar e poupar energia. Além disso, o quadro de estresse leva muitas vezes a quadro de ansiedade que faz com que muitas pessoas tendem a comer mais.
O que fazer para aumentar o metabolismo:
PRINCIPAL: INICIE A PRÁTICA ESPORTIVA!!!!
INICIE O CONSUMO DE ALIMENTOS TERMOGÊNICOS!
Alimentos termogênicos são aqueles alimentos que aceleram a queima de energia pelo organismo.
O desenvolvimento contínuo e regular do calor nos seres vivos é chamado de termogênese, que pode ser ativado por compostos alimentares originários de nutrientes bioativos.
Os mecanismos de ação dos termogênicos é pela atuação no Sistema Nervoso Central, estimulando o estado de alerta e concentração, retardando a fadiga muscular e aumentando a disposição para os exercícios físicos, ou atuando diretamente nos adipócitos, células que armazenam gordura, potencializando a quebra das gorduras durante o exercício.
Veja alguns alimentos que tem essa propriedade:
PIMENTA VERMELHA – PIMENTA CAIENA: A pimenta aumenta cerca de 20% do metabolismo por aumentar a circulação sanguínea e aumenta a temperatura corporal. A ativo responsável por essa ação é a capsaicina, que é a substância que proporciona à pimenta vermelha sua característica “picante”, auxilia na redução da gordura corporal. Pode ser usada como tempero de pratos quentes e saladas, cerca de 3 a 4g por dia.
GENGIBRE: Tem ação antioxidante e acelera o metabolismo. O gengibre pode ser consumido cru em chás ou para saborear a água. Pode ser usado no tempero de aves e peixes, refogado, deve ser consumido três vezes ao dia.
CHÁ VERDE: Acelera o funcionamento do metabolismo pela presença das catequinas.
As catequinas inibem a enzima COMT, responsável pela degradação da norepinefrina. Esta inibição resulta em aumento, ou efeito mais prolongado, da norepinefrina na termogênese do metabolismo das gorduras. Pode ser consumido gelado ou quente. Para saborear use canela em pau ou gengibre ou cravo. http://nutrivanessalobato.blogspot.com/2009/07/camellia-sinensis-e-sua-diversidade-de.html
CANELA: Acelera a queima de gordura. Consuma de uma a duas gramas, duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparada com queijo, gratinada no forno ou polvilhada em frutas como maçã ou banana.
A canela ajuda a reduzir o Índice Glicêmico dos alimentos!!!! Opção para dietas controladas em carboidratos e para diabéticos.
GUARANÁ EM PÓ: Possui cafeína e acelera o funcionamento do corpo. Adicione dois gramas em sucos e vitamina de frutas.
ÁGUA GELADA: Consumir oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºc, que é a temperatura corporal interna.
Outros também entram na lista: laranja, kiwi, café preto, chá mate, hortelã, alimentos ricos em ômega-3 (salmão, sardinha, cavalinha, bacalhau, etc), algas, soja, brócolis, água de coco, mostarda, aspargos, couve, acelga e até derivados de chocolate cominho, mostarda, cebola, alho e curry.
Bem, o aumento do metabolismo, o aumento no processo de queima de gordura é demorado. Então, vamos com calma! Não adianta consumir todos os alimentos termogênicos de uma única vez que poderá causar além de desconforto gástrico pode causar insônia, irritação, agitação e dores de cabeça.
MODERAÇÃO!!!!
E LEMBRE-SE: PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA! TREINE DIARIAMENTE!
Em breve postagem sobre suplementos termogênicos
Link interessante para completar o assunto sobre metabolismo: http://www.educacaofisica.com.br/noticias/homens-perdem-peso-mais-facil-porque-tem-ate-20-mais-musculos
Att,
Van nutri
Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva
#Nutrição Esportiva
Oi Vanessa,
Adorei o artigo e agora também estou seguindo seu blog que sempre traz informações relevantes e completíssimas.
Abraços
Renata Ribeiro
Nutricionista
Obrigada Renata! =)
Vani,muito boa a postagem, tá SHOWW TEU BLOG.
PARABÉNS AMIGA, CONTINUE SEMPRE ASSIM ESTAMOS NESSA.
Forte abraços anabólicos do seu amig:
Alex Oliveira
Personal Trainer-BA.
Valeeeeeeeeeeeeu Alex 😉
Bjoooooooooooos
Parabéns pela Excelente Matéria Dra. Vanessa Lobato!!! Abç e bjos!!! Feliz Ano Novo!!!
Parabéns Vanessa pela matéria! Ter amigas como vc é uma honra…
Rosiene Lopes
adorei!!! tem um conhecimento enorme parabens!
Amei Nutri.. agora basta ter fosfosol no cérebro para não esquecer rs.. nehh !!
Sics
Demais ! Vamos postar no blog da ritmo? Muito boa a matéria. Parabéns.
Oie!
Claro!
Obrigada, Lu!
Bjos
Ola
achei muito bom seu blog,parabens.
uma duvida que tenho é sobre a agua mineral, existem varias marcas e ao ler o rotulo reparei nas diferenças de minerais e de PH . existem aguas acidas abaixo de ph 7, como a Bonafont, que o povo diz que é diuretico e PH 5,68 ( agua acida ) e muito pouco sais minerais,praticamente uma agua destilada, que pelo que li em outros sites é ate melhor uma agua com poucos sais, mais isso pra mim foi surpresa, pois achava que agua boa era com muito sais.
o sodio e o nitrado na agua descobri que quanto menor melhor,tbm o fluor tem que ser baixo ou ate não o conter na agua.
acho que como a agua é o elemento mais importante do corpo acho que valeria um post especifico explicando o PH ( quem tem que tomar agua acida ou alcalina, pois li que alcalina é pra quem tem gastrite, mas o estomago não é acido? faz mesmo diferença esse PH ? e no caso dos sais e outros elementos quais são beneficos ou não? agua destilada é a melhor agua pra se beber ?
ate
Olá Anônimo!
Boa dica de postagem 😉
Quanto a água destilada: DEPENDE do caso, usa-se água destilada quando está se preparando para campeonatos onde o físico "seco / fibrado" é importante como o fisiculturismo, mas esse é um caso a parte, num geral a água tem que ser mineral, ok!
O importante é ser PURA, de uma boa fonte, sem ou com o mínimo de flúor, e pH neutro, ok!
Mas farei um post sobre o assunto.
Att,
Van nutri
ola vanessa,
tenho uma duvida, eu tenho 115 quilos e 1,86 metros estou acima do meu peso, sei dosso, isto ocorreu apos um acidente que me deixou quase um ano e meio sem andar e acabei engordando 30 quilos neste periodo. minha duvida é se somente estes alimentos ja dao resultado ou preciso de algum suplemento?
o que acha a respeito do lipo 6 black e do winstrol?
aguardo!
boa tarde Vanessa,
Seria interessante utilizar tribulus terrestris 500mg diárias pela manhã para aumentar a testosterona em mulheres e com isso aumentar o efeito anabólico desse hormônio.
Desde já agradeço.
att.