O que são Probióticos?
São microorganismos vivos que numa quantidade controlada causam benefícios ao nosso organismo.
Existem no mercado alguns produtos com alegação de probióticos como os Leite Fermentados Sofly, Actimel, Yakult (yakult e yakult+30), os iogurtes Activia, Biofibras e Lective, e além dos vendidos em sachês ou cápsulas com uma maior concentração e/ou variedades de cepas (tipos) de probióticos.
Para um produto ser considerado como probiótico é necessário conter uma quantidade mínima de 108 unidade formadora de colônia (UFC) que cheguem VIVAS até o intestino.
Vale ressaltar que tudo que consumimos tem que passar pela boca, esôfago e estômago para chegar até o intestino, e lembre-se também que o nosso estômago tem o pH Ácido, fator limitante para a chegada dos microorganismoa vivos até o intestino.
Então, a quantidade de microorganismos nos produtos têm que ser superior a 1X108 = 100.000.000 UFC, pois alguns não resistiram ao pH ácido do estômago! Para proteger os microorganismos (da ação ácida do estômago) é usado um carboidrato, que pode ser açúcares ou fibras, para envolver essas bactérias e impedir que o ácido clorídrico do estômago “mate-as”.
Nós produzimos probióticos?
Todo microorganismo vem do meio externo para o nosso corpo.
O primeiro contato que temos é logo no nascimento, principalmente quando passamos pelo canal vaginal (parto normal).
Durante a gestação a nossa mãe nos protege do meio externo, impedindo que qualquer bactéria se aproxime de nós, assim quando nascemos o nosso intestino é estéril – sem microorganismos!
Após o parto inicia-se o processo de colonização, que é mantido com o aleitamento materno que contêm os prebióticos – fibras alimentares que “alimentam” essas bactérias. Esse é o primeiro aviso que fora do útero da mãe nós deveremos nos defender desses pequenos seres, e por isso é o primeiro estímulo para o nosso sistema de defesa funcionar!
Quais as importantes dessas bactérias?
Uma microbiota saudável – com vários microorganismos benéficos, ajuda na produção de antibióticos e antifúngicos; tem ação competitiva contra microorganismos patogênicos; ajuda na constipação por estimular os movimentos peristálticos no sistema digestório; estimula o nosso sistema imunológico; Metaboliza alguns medicamentos, hormônios, carcinógenos; além de serem essenciais na síntese de vitaminas do complexo B e da vitamina K no intestino;
Bem, são vários os benefícios, por isso atualmente houve um aumento no número de produtos que disponibilizam esses probióticos na nossa alimentação.
Mas, será que somente o consumo desses produtos é o suficiente?
Não!
Mais importante do que consumir os probióticos é mantê-los vivos no nosso organismo!!!!
E como fazemos isso?
Consumindo fibras, os prebióticos. São elas, presentes nos legumes e nas verduras e frutas, que alimentam as nossas bactérias, assim estimulam o crescimento delas mantendo-as por mais tempo.
IMPORTANTE!
Lembramos que independente das funções benéficas das bactérias, em excesso poderá causar mal! Nossa mãe deixava nos consumirmos mais de um yakult por dia? Não! Por que se não teríamos uma bela de uma diarréia, não é?! Para esses novos produtos a regra é a mesma, quantidade controlada – UM por dia!
Por quanto tempo podemos consumir?
Não há estudos que demonstrem um tempo limite para o consumo desses alimentos. Sabe-se, que em média 14 dias de consumo os efeitos positivos começam a aparecer.
Por ser algo, “novo” +/- 20 anos, não sabemos se um uso diário e contínuo por muuuuitos anos pode atrapalhar a microbiota normal do nosso organismo. Para responder isso deveremos aguardar alguns longos anos…
Mas, sabemos que o uso consciente desse auxilia no nosso bem estar e saúde!
É medicamento ou suplemento alimentar?
A resposta é: Depende o tipo de cepa utilizada. No Brasil os seguintes probióticos são considerados suplementos: Lactobacillus: bifidus, rhamnosus, streptococcus, acidophilus, bulgaricus, casei (Presente no Yakult, no Sofly e no Actimel), os bacilos dan regulares (Activia), as bifidobactérias (Biofibras) etc.
Temos os probióticos vendidos em sachê, maior concentração: LactoFOS, LactoPro da marca SKL-Pharma®, SimFort da Vitafor®, Lactivos da Roberg® e UltraBiotics – Douglas Laboratories®.
Outros produtos contendo outras cepas são considerados suplementos.
Pessoas com doença inflamatória no estômago ou no intestino, ou deficiência do sistema imune devem consultar um nutricionista ou médico para o consumo desses alimentos.
DICA 1: Você quem treina pesado e quer hipertrofiar o máximo com o mínimo de gordura lembre-se que o seu sistema imune tem que estar forte. Já aconteceu de estar fazendo o trabalho perfeito para crescer e quando menos espera você fica “gripado”? Então, os probióticos o ajudaria a evitar esse processo.
DICA 2: Para quem está seguindo um plano alimentar para “secar” os probióticos ajudam a diminuir a possibilidade do sistema imune cair e “gripar” no meio do processo.
DICA 3: Para mulheres com candidíase e/ou infecção urinária de repetição, ou pessoas com infecção no trato respiratório: adicione os probióticos a sua dieta! O tratamento será mais completo que já os probióticos irão COMPETIR com o fungos candida e com as bactérias da infecção urinária! Alho também é um excelente alimento para ajudar nesse tratamento.
DICA 4: Para quem tem rinite, sinusite, bronquites e todas as “ites” tente o consumo dos probióticos!
Att, Van nutri Vanessa Lobato Nutricionista Esportiva #Nutrição Esportiva
Olá Vanessa!
Muito bom seu texto, obrigada por compartilhar seu conhecimento =)
Beijos
Adorei o texto!! Super completo!! Ester x.terr@hotmail.com
Olá, gostaria de fazer uma ressalva! Você diz que não produzimos probióticos, no entanto, os probióticos são microrganismos que habitam o trato gastrointestinal humano, logo, eles se multiplicam no nosso organismo. O consumo de probióticos seria uma suplementação dos microrganismos benéficos que já possuímos!
Então camarada, nós não produzimos bactérias, nós adiquirimos elas. Os probióticos são bactérias selcionadas em laboratório por serem as mais saudáveis pro ser humano e colocadas em cápsulas para a suplementação, pois a combinação das bactérias que vão parar nos nossos intestinos depende do nosso histórico de vida e não de um imperativo intestinal.
Olá H4WRT! É isso aí. Nós devemos consumir alimentos que contenham os probióticos, veja o link: http://nutrivanessalobato.com.br/probioticos-como-consumir/
Olá!
Concordo! Mas, apenas disse que nós não produzimos! No nosso organismo ocorre a MULTIPLICAÇÃO desses, mas não temos a capacidade de "criar" "sintetizar" bactérias. 😉
Oie!!!
Têm várias marcas: SIMfort – Vitafor®, Lacto B – Invictus®; Lacto Fos – Invictus®; Lactivos – Roberg®; UltraBiotics – Douglas Laboratories®.
Marcia Santos
Adorei seu texto, obrigada pela informação.
Obrigada!!
O cara quer ensinar com " ressalvas " e ainda posta em anônimo … esse precisa de um pouco de biologia celular e microbiologia !!!! rs
Parabéns pelo site e
obrigado por compartilhar com a gente!
Pra manipular na farmacia quais tipos deveriam conter e dosagem?
Esse Site tem doadores de Kefir (Iogurte Probiótico) em todo o Brasil e outros 5 tipos de Probióticos e quem doa pode se cadastrar também para ajudar mais pessoas: http://probioticosbrasil.wix.com/probioticosbrasil
Posso consumir esses probióticos sem consulta médica? Pode trazer algum tipo de risco?
Vanessa, de quanto em quanto tempo devo trocar a marca do probioticos? Uso há 6 meses o simfort, está na hora de trocar de marca? o organismo pode "viciar"?
Olá. Qual a diferença em consumir em cápsulas ou chá?
Este comentário foi removido pelo autor.
Minha nutricionista me deu a receita e eu mandei manipular, fui viajar e ele ficou dentro do meu carro por algumas horas. Ele estava dentro do recipiente de isopor que já veio da farmácia, mas quando eu peguei estava morno, eu devo continuar tomando ou ele perdeu o beneficio ?
Olá
Aconselho você ligar para a farmácia de manipulação para verificar, ok.
É bom avisar que em caso de candidíase vaginal, os probióticos podem ser enfiados naquele lugar, de preferência sob orientacão médica.
Sim sim, mas como é preciso ter mais cuidados eu acabo não colocando como informação.
😉
Obrigada
Olá, Vanessa!
O que vc acha do prolive?
Obrigada!
É sim.
Oi Vanessa, qual o melhor momento de tomar o probiótico? To em dúvida se 30 minutos antes ou com alimentos! Bjs e obrigada
Oi Vanessa, qual o momento ideal de consumir os probióticos? To em dúvida se 30 minutos antes de uma refeiçao ou com alimentos! Bjs e obrigada
Minha nutricionista me deu a receita e eu mandei manipular, fui viajar e ele ficou dentro do meu carro por algumas horas. Ele estava dentro do recipiente de isopor que já veio da farmácia, mas quando eu peguei estava morno, eu devo continuar tomando ou ele perdeu o beneficio ? Quanto tempo eles duram fora da geladeira ?
O lactofos pode ser usado para fazer yogurte caseiro ?
Oie
Não sei :/
Você pode fazer o iogurte usando um comum, tem a opção do kefir. Acredito que dê certo, mas não sei com certeza.
Pergunte para o SAC da empresa 😉
Em jejum ou antes de dormir após uma hora de consumir algo.
Boa tarde Vanessa.
Gostei muito de suas informações.
Tenho uma dúvida…soube por um médico naturista que devemos usar probióticos encapsulados com gel. Fiquei sem saber o que fazer, pois minha nutricionista funcional me receitou Lactofos. O lactofos é bem eficiente ou vou ter que usar um em cápsula? E qual seria?
Obrigada desde já. 🙂
Olá Junice!!!
Tantos os sachês quanto os em cápsulas possuem a mesma ação, ok!
Muito obrigada querida e que Deus continue lhe conduzindo com esse lindo trabalho.
Bjim
Vanessa ótimo teus Post,não tinha achado nada tão explicado,vi na TV o Murilo Pereira,nutricionista c mestrado na área intestinal,e ele colocou que devemos usar p 3 meses depois usar de vez enquando, a minha dúvida é qdo repetir p qto tempo,e o intervalo de qto tempo . obrigada
Olá
Obrigada
Você pode ciclar dois meses sem e um com. Não tem muita regra, pois consumindo os prebioticos a flora intestinal aumentará e se manterá naturalmente.
E, se caso precisar usar algum antibiótico é sempre indicado logo após iniciar o consumo dos probióticos.
Att
Oi comprei aqueles sachês (cada um possui a quantidade de 3bilhoes UFC.polidexttise, calcio,magnesio,vit C, lactob.acidophilos .. Rhamnosus, .. enfim..,) posso usar u m desses sachês dissolvendo -os em leite de vaca oh leite vegetal..tipo de coco ou de amêndoas pra fazer yogurte???
Obrigada..
Olá Rosemary!!
Eu nunca fiz com probioticos de sache, fazia com kefir.
E,também fazia com o próprio leite é um pote de iogurte, ok.
Mas sei que é possível sim usar os probióticos.
Seguem dois links, um de leite sem probiótico e outro feito de leite de coco com probiótico 😉
Iogurte de leite: http://panelaterapia.com/2015/03/como-fazer-iogurte-natura.html
Iogurte vegetal: http://www.veggietal.com.br/iogurte-coco-vegano/
Att
Sobre o horário de consumo, estive lendo que seria melhor consumir junto alimentos pra evitar a morte da bactérias no estômago ácido ou algo do tipo. Mas o horário certo é em jejum?
Também existem formas mais naturais e efetivas de se obter/ingerir os lactobacilos. Que com os alimentos industrializados. Essa parte é interessante.
Texto top!!
Gostaria de saber qual melhor horário para tomar o Pb8.
Obrigada
Eu prefiro e sugiro a noite, antes de dormir.
Oi Vaanessa,gostei da publucação. Estou tomando symfort, diluido na água antes de dormir, mas o gosto é muito ruim. Tem como misturae com alguma coisa?
Oie Julia!
Ótima escolha.
Na realidade o ideal é consumir puro mesmo!!!
Mas valerá o esforço 😉
Tenho infecção urinária de repetição por Escherichia Coli.
Você sabe qual seria o melhor probiótico para eu consumir? Qual a quantidade correta a ser tomada por dia?
Olá Fabiana!!!
Num geral para infecções urinárias eu uso Lactobacillus rhamnosus, Lactobacillus reuteri e Bifidobacterium lactis.
att